sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ÁREAS DE CONTEÚDO

A “Área” é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intervenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.
A expressão “Áreas de conteúdo” (...) [assenta] na perspectiva de que o desenvolvimento e a aprendizagem são vertentes indissociáveis do processo educativo.» (Orientações Curriculares (1997:47) Daí que se considerem âmbitos de saber estruturados de forma singular e que abarcam diferentes tipos de aprendizagem.
Aquelas não são simples áreas de actividades, pois pressupõem mais do que isso, uma vez que «(...) implicam que a acção seja uma ocasião [privilegiada para] (...) descobrir relações consigo próprio, com os outros e com os objectos (...).»Orientações Curriculares (1997:48)
Apesar de existirem diferentes áreas, elas

Para que se articule os conteúdos de forma organizada deve ter-se por base a organização do ambiente educativo,

Sem comentários: