sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Agenda diária

Uma rotina educativa deve ser bem estruturada, consistente e fixa para que as crianças sabiam o que podem fazer nos vários momentos e prever a sucessão de tempo.
A rotina segundo o MEM é constituída por duas etapas distintos, a etapa de manha e a etapa de tarde.
A etapa da manha centra-se essencialmente na actividade eleita da criança e é por ela sustentada nas áreas de actividade.
A etapa da tarde centra-se em sessões de informação e de actividade cultural dinamizadas pelos alunos, e predominantemente pelos educadores e convidados.
A organização destas duas etapas do dia, organizam-se em 9 momentos distintos: acolhimento, planificação em conselho, actividades e projectos, pausa, comunicações, almoço, recreio, actividade cultural colectiva e balanço em conselho.


“Os elementos de uma rotina diária são como marcas de pegadas no caminho. (…). Dividem o dia em blocos de tempo manobráveis e fornecem uma estrutura que as crianças reconhecem e compreendem, proporcionando um ambiente psicologicamente seguro e com significado.”
Hohmann e Weikat (1997:114)


1. O Acolhimento dinamizado pelo educador reúne todas as crianças numa primeira conversa, onde todos participam contando as suas novidades, descobertas e noticias. O Educador vai registando rapidamente as coisas ouvidas ou vividas pelas crianças, que mais tarde poderão ser passadas a limpo e constituírem textos para serem expostos na oficina de escrita. È aqui que muitas vezes se levantam, questões, problemas que originam a maior parte dos projectos.
2. A Planificação das actividades e dos projectos. A partir deste primeiro diálogo do dia, as crianças, seguindo as sugestões levantadas no acolhimento ou no balanço feito no final do dia anterior, procedem, nos respectivos mapas, à marcação das presenças, à planificação das actividades e dos projectos, registando com uma bola aberta a área/ áreas onde desenvolverão o trabalho autónomo individual durante o período da manhã, Após o registo avançam, autonomamente ou com a colaboração dos companheiros, para as acções que se propuseram realizar.


3. As Actividades e o Projectos eleitos pelas crianças. Após a planificação e a marcação das áreas no plano de actividades, as crianças distribuem-se pelas actividades escolhidas para realizarem as actividades escolhidas e para iniciarem, continuarem ou concluírem os projectos, usufruindo do apoio do educador que circula pelas diferentes áreas estimulando aprendizagens e actividades, harmonizando conflitos, e registando no Diário um juízo seu ou de um aluno. O Educador apoia discretamente o arranque das actividades, regressando à área polivalente. Aqui secretaria textos que algumas crianças dizem, promove e desafia novas descobertas, como por exemplo: a rolha está a flutuar na agua e a massa também flutua?. Neste tempo o educador também dá apoio ao desenvolvimento de projectos, ao progresso da língua, das descobertas lógico-matemático e apoia as crianças que precisam de maior atenção para superarem as suas dificuldades.

4. O momento da Higiene é realizado por todo o grupo para que adquiram hábitos de higiene e limpeza e apreendam regras cívicas, como esperar pela sua vez, fecharem a torneiras, gastarem apenas uma folha de papel para limpar as mãos, fomentar a cooperação e a inter-ajuda abotoando, desabotoando as crianças com mais facilidade.

5. A Pausa da manhã, ou lanche, tem uma duração de trinta minutos. As crianças lancham uma refeição de fruta e podem brincar livremente no recreio exterior, ou no polivalente quando está a chover.

6. As arrumações e limpeza são feitas quando as crianças regressam a sala após a pausa. As crianças procedem à arrumação das actividades e das diferentes áreas, organizando todo o material de acordo com o estimulado pelo código do material e o código do armário.

7. O tempo de Comunicações é feito após a arrumação de toda a sala. O grupo reúne-se novamente em grande grupo. Nesta altura, as crianças, têm oportunidade de mostrar os trabalhos realizados aos colegas para partilharem descobertas e saberes adquiridos, responder às questões do grupo, e/ou apenas de contar o que fizeram em determinada área durante as actividades da manhã. Normalmente, todos têm oportunidade para o fazer, uma vez que o grupo é constituído apenas por 11 crianças.

Este momento como refere, ainda, Niza (2007:144), acentua «(…) o valor motivacional e cívico que constituem a cooperação e a comunicação, não só na construção de saberes individuais, pelo esforço de cada aluno, para ensinar o que aprendeu, clarificando e pondo à prova essas aprendizagens, mas sujeitando-as à partilha como exercício solidário.».

8. A higiene é realizada novamente antes do almoço.

9. O almoço é servido na cantina do jardim de infância ás 12:00 horas. Todas as semanas existem 2 responsáveis para pôr a mesa e servir a água e a salada aos colegas. Este é um momento de auto controlo e de formação social.



10. As actividades de recreio são realizadas no parque infantil do recreio exterior durante trinta e cinco minutos, no tempo de chuva são realizadas no polivalente.

11. A higiene é de novo realizada antes de voltarem para a sala de actividades, uma vez que as crianças estão transpiradas e têm algumas partes do corpo, como as mãos, a cara, sujas de terra.

12. As actividades colectivas reúnem todo o grupo para se proceder a um tempo de animação colectiva. Neste segundo dialogo em grande grupo, discute-se a Actividade Cultural Colectiva que se vai realizar, tendo em conta o dia da semana que é e o que esta estipulado na rotina semanal.

13. O balanço do dia é realizado depois de executada a actividade colectiva, no período de tempo que antecede a saída das crianças. Regista-se no Diário o que se gostou de fazer, o que se fez e o que se quer fazer.

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